Glorious PC gaming master race vs. dirty console gaming peasants

Blissnaguinha
  •  953 posts
  •  

Pensei em elaborar esse tópico com o intuito de entender melhor e compartilhar o que eu acredito que seja o roadmap e o plano estratégico futuro da MS para dominar o mercado de jogos eletrônicos (se será bem sucedido é outra história), e para tanto resolvi dividir as informações e os "movimentos" de mercado em três atos

Ato I - A mudança de foco (mais uma) da divisão de jogos da Microsoft

Eventos recentes, declarações, entrevistas e decisões comerciais levam a crer que cada vez mais a marca Xbox tende a ser uma vitrine de serviços do que um aparelho eletrônico em si, e nem precisa ir longe, divulgações dessa semana já deixam isso claro, como foco em mobile, intenção de levar gamepass para a concorrência e baixo crescimento em vendas de consoles;

Ato II - Dificuldades, perigos e desafios dos estúdios no desenvolvimento de grandes títulos, os AAAs

Não é de hoje que desenvolvedores, programadores e estúdios afirmam que enfrentam problemas na produção dos jogos Triple A, e uma série de fatores é apontada como motivos: custos exorbitantes, tempo de produção astronômico, equipes colocadas à beira da exaustão nos estágios finais e o risco de afetar a saúde financeira do estúdio de forma quase irreversível em caso de insucesso, ou ainda, não ter o retorno esperado.

Qual seria uma alternativa viável disponível hoje para incorporação ao curso de novos lançamentos de jogos visando reduzir o tempo de desenvolvimento, diminuir os custos, otimizar cadeia de produção e ainda garantir uma quantidade maior de lançamentos por ano? o auxílio de ferramentas de IA. E justamente a Microsoft é uma das pionerias nesse meio.

Ato II - movimentações, parcerias e investimentos da Microsoft em inteligência articial voltada para jogos

Recentemente a Xbox divulgou acordos e parcerias com empresas especializadas em uso de IA para avanços em inovação, criação de personagens e desenvolvimento de tecnologias tanto em hardware como em software, como por exemplo, a Inworld e a própria Nvidia, além disso, a Microsoft teve a parceria com a OpenAI, responsável pelo Chat GPT (IA generativa de textos) e o Dall-E3 (IA generativa de imagens) extendida.

ps: Vejam essa ferramenta em testes divulgada pela microsoft, basicamente capaz de dar vida a qualquer imagem de referência

Isso aqui vai dominar a criação de avatares, personagens 3d e npcs num piscar de olhos, não é projeção de futuro próximo, mas a qualquer momento.

Resumindo: o que eu acredito que vai acontecer? Ao meu a oferta de consoles xbox no futuro vai ser reduzida drasticamente, será quase como uma compra encomenada a entusiastas, em mercados restristos tamém, talvez nem isso, e que eles vão all-in em IA, cloud, streaming e qualquer plataforma que possa oferecer uma tela jogável (além de mobile e pc), e também pra mim o Phil Spencer é carta fora do baralho, só não saiu ainda pois estão à busca de um suitable replacement, já que o Phil está resistindo a essa mudança de rumo.

Também acho que a Mic está indo por um caminho em que não há meio termos, se não for bem sucedida, vai arquivar todo os projetos e fechar toda a divisão. Descobriremos o que irá acontecer nos próximos capítulos.

Fontes:

https://www.adrenaline.com.br/games/xbo ... em-mobile/

https://ejaw.net/the-rising-costs-of-aaa-game-development/#:~:text=A%20modern%20AAA%20game%20with,%2450%E2%80%93150%20million%20on%20average.

https://www.ign.com/articles/major-publishers-report-aaa-franchises-can-cost-over-a-billion-to-make

https://www.fool.com/investing/2023/11/21/microsoft-10-billion-openai-great-news-stock/

https://www.xfire.com/aaa-games-cost-over-billion/

https://openai.com/blog/openai-and-microsoft-extend-partnership

Excel Rose
  •  27579 posts
  •  

Bicho 3 da manhã de sábado pra domingo....

Jordanes do Mar Jônico
  •  36424 posts
  •  

Bom tópico, quero ver até que ponto as inovações com a.i podem criar coisas proceduralmente com mais contexto criativo.

Acelerar produção , acertar em jogos mais casuais, isso a gente ja sabe que é questão de tempo, quero ver como isso pode ser usado para devs focarem mais tempo em aumentar as possibilidades e segurar o quality assurwnce ganhando tempo e nao apenas modularizando e acelerando ainda mais jogos Ubi fórmula.

Tendo em vista que até aqui estao dependendo de contrato com thirds para entregar volume no gamepass, e que a maioria dos exclusivos (exceto Halo e talvez Stalker) tem sido nível netflix Originals, nao sou muito positivo.

Me parece que vao focar mais no formato do serviço primeiro, para tirar a pressão de obrigação de sucesso do hardware, deixar as devs seguirem produzindo para depois implementar o xcloud + A.I para eventual dominação.

Meu receio é Halo e Doom ficarem escateiados como " jogos dentro do leque" ao invés de potenciais system sellers que precisariam ser com a obrigação de vender hardwares.

Oque eu sei é que a Microsoft vai ter que tomar uma posição rápida do rumo que vai tomar, pq com o horizonte de lançamento de Stalker, Gears, Perfect Dark, Novo forza horizon estando paea provavelmente 2024/25, tem um numero consideravel de early adopters de ps5 que nao tem mais tempo e paciência para pc gaming que considerariam comprar um xbox next se a leva de jogos bons começar a de fato vir, e que com a eminência desses jogos poderem ser multis, deixariam de comprar, até pq oq a sony ta enrolando para mostrar o roadmap pra Era 2 de jogos do ps5.

Outra coisa que vai ser crucial para o processo decisório da M$, é que um hardware prende a pessoa ao gamepass. O cara compra o console e fica " preso" ao serviço e ao console naquela gen. Gente que não considera 2 consoles, e que se puder comprar um ps5 e ainda assim tiver como jogar os jogos de xbox, o fará, mas nao pensará duas vezes em cancelar subscription de gamepass depois de jogar os principais jogos que gostaria de jogar. Talvez empurrem subscriptions com mais tempo de comprometimento mínimo para users de nintendo e sony? Até que ponto a sony quer gente grande de fora disputando share of wallet dentro da sua plataforma?

Será que os devs dos estudios comprados se sentirão capazes de entregar a exoeriencia que querem, tendo a obrigação de produzir tbm para ps5, e Nintendo?

Acho que adorariam mais gente jogar, mas portar leva tempo precioo e tira o foco do quality assurance do jogo em si e nao de como ele irá rodar.

Curiosamente, sonhei que tinha novidade de Halo no horizonte kkkk

Sinceramente, acho que a M$ ta meio perdida com uns 2 roadmaps e pronta para meter rua pro Phill Spencer se acharem q ele nao tem certeza das estratégias dele.

Magina que a M$ deixaria escapar indecisão de C-Levels e depois voltar atrás, isso seria discutido internamente. Talvez estejam especulando e monitorando o buzz que gera, nao faria sentido dois C-level em paginas diferentes, e só descobrindo isso com a divergencia de opiniões publicamente ditas.....mas tbm nao duvido, pq a M$ aparentemente descobriu junto da gente que a 343 tava cagando e que Halo precisaria de uma operação apaga incendio/ milarlgre salva Halo.

vilela_09
  •  41136 posts
  •  

rapaz, faltou um proerd para esses usuários

Blissnaguinha
  •  953 posts
  •  

Jordanes do Mar Jônico escreveu: Bom tópico, quero ver até que ponto as inovações com a.i podem criar coisas proceduralmente com mais contexto criativo.

Acelerar produção , acertar em jogos mais casuais, isso a gente ja sabe que é questão de tempo, quero ver como isso pode ser usado para devs focarem mais tempo em aumentar as possibilidades e segurar o quality assurwnce ganhando tempo e nao apenas modularizando e acelerando ainda mais jogos Ubi fórmula.

Tendo em vista que até aqui estao dependendo de contrato com thirds para entregar volume no gamepass, e que a maioria dos exclusivos (exceto Halo e talvez Stalker) tem sido nível netflix Originals, nao sou muito positivo.

Me parece que vao focar mais no formato do serviço primeiro, para tirar a pressão de obrigação de sucesso do hardware, deixar as devs seguirem produzindo para depois implementar o xcloud + A.I para eventual dominação.

Meu receio é Halo e Doom ficarem escateiados como " jogos dentro do leque" ao invés de potenciais system sellers que precisariam ser com a obrigação de vender hardwares.

Oque eu sei é que a Microsoft vai ter que tomar uma posição rápida do rumo que vai tomar, pq com o horizonte de lançamento de Stalker, Gears, Perfect Dark, Novo forza horizon estando paea provavelmente 2024/25, tem um numero consideravel de early adopters de ps5 que nao tem mais tempo e paciência para pc gaming que considerariam comprar um xbox next se a leva de jogos bons começar a de fato vir, e que com a eminência desses jogos poderem ser multis, deixariam de comprar, até pq oq a sony ta enrolando para mostrar o roadmap pra Era 2 de jogos do ps5.

Outra coisa que vai ser crucial para o processo decisório da M$, é que um hardware prende a pessoa ao gamepass. O cara compra o console e fica " preso" ao serviço e ao console naquela gen. Gente que não considera 2 consoles, e que se puder comprar um ps5 e ainda assim tiver como jogar os jogos de xbox, o fará, mas nao pensará duas vezes em cancelar subscription de gamepass depois de jogar os principais jogos que gostaria de jogar. Talvez empurrem subscriptions com mais tempo de comprometimento mínimo para users de nintendo e sony? Até que ponto a sony quer gente grande de fora disputando share of wallet dentro da sua plataforma?

Será que os devs dos estudios comprados se sentirão capazes de entregar a exoeriencia que querem, tendo a obrigação de produzir tbm para ps5, e Nintendo?

Acho que adorariam mais gente jogar, mas portar leva tempo precioo e tira o foco do quality assurance do jogo em si e nao de como ele irá rodar.

Sinceramente, acho que a M$ ta meio perdida com uns 2 roadmaps e pronta para meter rua pro Phill Spencer se acharem q ele nao tem certeza das estratégias dele.

Magina que a M$ deixaria escapar indecisão de C-Levels e depois voltar atrás, isso seria discutido internamente. Talvez estejam especulando e monitorando o buzz que gera, nao faria sentido dois C-level em paginas diferentes, e só descobrindo isso com a divergencia de opiniões publicamente ditas.....mas tbm nao duvido, pq a M$ aparentemente descobriu junto da gente que a 343 tava cagando e que Halo precisaria de uma operação apaga incendio/ milarlgre salva Halo.
    Exatamente, Q/A analysis vai ser essencial pra estratégia deles dar certo, é importante estar semrpe perto do feedback da comunidade, afinal, entende-se que a forma de consumir jogos eletrônicos vai mudar, então as demandas de mercado e o controle de qualidade feito pelo público - não por analistas, também vai ter que ser levado em consideração.

Sim, o Phil tá na berlinda e tudo depende de qual vai ser o rumo que os acionistas + executivos + o próprio Satya acharem que a divisão de jogos deve tomar, isso será crucial para a manutenção dele, se a compra de estúdios + insistência no gamepass for próspera e der resultados a longo prazo ele se mantém, se eles perceberem que vão precisa do foco em mobile, streaming e IA, o Phil roda.

Creio que alguns jogos de peso, ou carros-chefes, vão ser segurados um pouco na geladeira até um modelo que eles considerarem minimamente próspero finalmente emplacar, então esses futuros não anunciados oficialmente tipo Halo, Gears of War, Wolfenstein, Doom, Fallout, até o reboot do Perfect Dark, por ex, vão demorar um pouquinho para ter novidades ou novos capítulos.

2024 vai ser crucial para tomadas de decisão com impacto imediato, tirar a cavalaria dos consoles como aparelhos físicos acarretaria na necessidade imensa de investimento em dispositivos com telas para reprodução via streaming + marketing massivo do gamepass para PC também, que tem crescido e é uma parcela considerável das assinaturas principalmente nos países emergentes.

ps: Bom ver que ainda tem alguém que saiba fazer uma leitura sintética dos movimentos e das tendências futuras do mercado, com olhar analítico, cada dia mais tenho a impressão que isso aqui virou um mini grupo de facebook cheio de leigos.

vilela_09
  •  41136 posts
  •  

Blissnaguinha escreveu:
    Jordanes do Mar Jônico escreveu: Bom tópico, quero ver até que ponto as inovações com a.i podem criar coisas proceduralmente com mais contexto criativo.

Exatamente, Q/A analysis vai ser essencial pra estratégia deles dar certo, é importante estar semrpe perto do feedback da comunidade, afinal, entende-se que a forma de consumir jogos eletrônicos vai mudar, então as demandas de mercado e o controle de qualidade feito pelo público - não por analistas, também vai ter que ser levado em consideração.

Sim, o Phil tá na berlinda e tudo depende de qual vai ser o rumo que os acionistas + executivos + o próprio Satya acharem que a divisão de jogos deve tomar, isso será crucial para a manutenção dele, se a compra de estúdios + insistência no gamepass for próspera e der resultados a longo prazo ele se mantém, se eles perceberem que vão precisa do foco em mobile, streaming e IA, o Phil roda.

Creio que alguns jogos de peso, ou carros-chefes, vão ser segurados um pouco na geladeira até um modelo que eles considerarem minimamente próspero finalmente emplacar, então esses futuros não anunciados oficialmente tipo Halo, Gears of War, Wolfenstein, Doom, Fallout, até o reboot do Perfect Dark, por ex, vão demorar um pouquinho para ter novidades ou novos capítulos.

2024 vai ser crucial para tomadas de decisão com impacto imediato, tirar a cavalaria dos consoles como aparelhos físicos acarretaria na necessidade imensa de investimento em dispositivos com telas para reprodução via streaming + marketing massivo do gamepass para PC também, que tem crescido e é uma parcela considerável das assinaturas principalmente nos países emergentes.

ps: Bom ver que ainda tem alguém que saiba fazer uma leitura sintética dos movimentos e das tendências futuras do mercado, com olhar analítico, cada dia mais tenho a impressão que isso aqui virou um mini grupo de facebook cheio de leigos.
    Eu discordo de vocês dois um pouco, eu acho que é importante questionar o quanto a consolidação das estruturas facilita a criação dos procedimentos normalmente adotados. Evidentemente, a adoção de políticas descentralizadoras facilita a criação das formas de ação. O empenho em analisar o surgimento do comércio virtual afeta positivamente a correta previsão do remanejamento dos quadros funcionais. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a contínua expansão de nossa atividade assume importantes posições no estabelecimento da gestão inovadora da qual fazemos parte. Evidentemente, o julgamento imparcial das eventualidades é uma das consequências do levantamento das variáveis envolvidas. Pensando mais a longo prazo, a valorização de fatores subjetivos representa uma abertura para a melhoria dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos representa uma abertura para a melhoria dos paradigmas corporativos. É claro que a revolução dos costumes possibilita uma melhor visão global do processo de comunicação como um todo. Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a expansão dos mercados mundiais deve passar por modificações independentemente do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Todavia, o consenso sobre a necessidade de qualificação é uma das consequências das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Caros amigos, a mobilidade dos capitais internacionais assume importantes posições no estabelecimento dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. Do mesmo modo, o acompanhamento das preferências de consumo deve passar por modificações independentemente das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Evidentemente, a mobilidade dos capitais internacionais prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes das diversas correntes de pensamento. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a execução dos pontos do programa promove a alavancagem dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. O cuidado em identificar pontos críticos no surgimento do comércio virtual pode nos levar a considerar a reestruturação dos índices pretendidos. No mundo atual, a necessidade de renovação processual ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança das novas proposições. O cuidado em identificar pontos críticos na revolução dos costumes faz parte de um processo de gerenciamento do fluxo de informações. Não obstante, a determinação clara de objetivos estende o alcance e a importância dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a revolução dos costumes maximiza as possibilidades por conta das diversas correntes de pensamento. Não obstante, o consenso sobre a necessidade de qualificação possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados. Do mesmo modo, o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação desafia a capacidade de equalização do fluxo de informações. Pensando mais a longo prazo, a adoção de políticas descentralizadoras talvez venha a ressaltar a relatividade de todos os recursos funcionais envolvidos. Neste sentido, a consulta aos diversos militantes estimula a padronização do remanejamento dos quadros funcionais. O empenho em analisar a contínua expansão de nossa atividade estimula a padronização dos modos de operação convencionais. Pensando mais a longo prazo, a necessidade de renovação processual é uma das consequências do fluxo de informações.

Mota Offspring
  •  57376 posts
  •  

fiquei com preguiça de ler na metade, mas a M$ não precisa de gamepass no playstation e switch, quando conseguirem instalar apps em smart TVs, chromecasts da vida, é game set and match. Só precisa de um adaptador bluetooth nessas TVs aí também pra reconhecer controle de xboca e gg. Os normies vão cair em cima

Lakitus
  •  46490 posts
  •  

Li todos os posts e já estou traduzindo para o hindi para repassar ao meu amigo Jamal, de Mumbai

JrDuran Amigo
  •  5832 posts
  •  

vilela_09 escreveu:
    Blissnaguinha escreveu:

Eu discordo de vocês dois um pouco, eu acho que é importante questionar o quanto a consolidação das estruturas facilita a criação dos procedimentos normalmente adotados. Evidentemente, a adoção de políticas descentralizadoras facilita a criação das formas de ação. O empenho em analisar o surgimento do comércio virtual afeta positivamente a correta previsão do remanejamento dos quadros funcionais. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a contínua expansão de nossa atividade assume importantes posições no estabelecimento da gestão inovadora da qual fazemos parte. Evidentemente, o julgamento imparcial das eventualidades é uma das consequências do levantamento das variáveis envolvidas. Pensando mais a longo prazo, a valorização de fatores subjetivos representa uma abertura para a melhoria dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos representa uma abertura para a melhoria dos paradigmas corporativos. É claro que a revolução dos costumes possibilita uma melhor visão global do processo de comunicação como um todo. Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a expansão dos mercados mundiais deve passar por modificações independentemente do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Todavia, o consenso sobre a necessidade de qualificação é uma das consequências das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Caros amigos, a mobilidade dos capitais internacionais assume importantes posições no estabelecimento dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. Do mesmo modo, o acompanhamento das preferências de consumo deve passar por modificações independentemente das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Evidentemente, a mobilidade dos capitais internacionais prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes das diversas correntes de pensamento. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a execução dos pontos do programa promove a alavancagem dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. O cuidado em identificar pontos críticos no surgimento do comércio virtual pode nos levar a considerar a reestruturação dos índices pretendidos. No mundo atual, a necessidade de renovação processual ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança das novas proposições. O cuidado em identificar pontos críticos na revolução dos costumes faz parte de um processo de gerenciamento do fluxo de informações. Não obstante, a determinação clara de objetivos estende o alcance e a importância dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a revolução dos costumes maximiza as possibilidades por conta das diversas correntes de pensamento. Não obstante, o consenso sobre a necessidade de qualificação possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados. Do mesmo modo, o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação desafia a capacidade de equalização do fluxo de informações. Pensando mais a longo prazo, a adoção de políticas descentralizadoras talvez venha a ressaltar a relatividade de todos os recursos funcionais envolvidos. Neste sentido, a consulta aos diversos militantes estimula a padronização do remanejamento dos quadros funcionais. O empenho em analisar a contínua expansão de nossa atividade estimula a padronização dos modos de operação convencionais. Pensando mais a longo prazo, a necessidade de renovação processual é uma das consequências do fluxo de informações.
    po cara, parabens ai velho, de boa, muito legal isso. contei pra todos aqui da minha familia, todos acharam muito surpreendente e pediram pra te dar os parabens, queriam falar com você pessoalmente se possivel para lhe parabenizar. disseram também que na festa de natal irão contar para os parentes mais distantes e no ano novo lançarão baterias de fogos com seu nome. contei esse seu feito também para alguns outros parentes mais próximos, reagiram tal qual minha familia, pediram seu endereço para mandar cartões e mensagem de parabenização. meus amigos não acreditaram quando eu disse que conhecia o dono desse feito tão imenso, sério, ficaram todos de boca aberta, disseram que farão seu nome ecoar por anos e anos. quando os vizinhos ficaram sabendo do feito, ficaram todos boquiabertos, quiseram saber quem é você, pediu se, caso você tiver tempo, é claro, de poderia passar aqui para receber presentes, congratulações e apertos de mãos. com o esparrame da sua noticia, um grande empresario da região decidiu te contratar como presidente da empresa graças a esse seu surepreendente feito e ao mesmo tempo um grande acionista internacional quer patrocinar shows para você para palestrar e ensinar todos a fazerem igual para que o mundo seja um lugar melhor. você não só está famoso aqui na região quanto aí mas também em todas as partes, todos sabem quem é você graças ao rápido esparrame da notícia, prefeitos de todas as cidades estão pendurando faixas, balões, teleféricos, instalando aparelhos de som, tudo o que possa fazer seu nome vibrar para ver qual cidade te consagra mais por esse seu feito magnifico. aqui na minha cidade mesmo cada rua terá seu sobrenome a partir da próxima gestão da administração municipal. muitos países que antes viam o brasil com maus olhos, agora, graças ao seu feito, vêm o brasil como um exemplo, como uma nova capacitação, os grandes sortudos que sabem sobre você diz "ei, aquele cara é brasileiro" e todos replicam imediatamente "é! é! é! o brasil é um bom lugar". Graças a isso o turismo aumentou no brasil, todos vieram para cá graças a você, a entrada de moedas internacionais foi grande fazendo as bolsas e ações brasileiras decolarem e assim o brasil se tornou o pilar para solução da crise mundial. Graças a isso somos bem vistos e, claro, somos a maior potencia economica do mundo. todos os madeireiros se comoveram com seu feito e decidiram parar de explorar a amazonia para que o mundo viva mais e mais. o caos por conta do presidente negro nos estados unidos foi cessado graças ao fato do brasil ser o lider economico mundial, uma vez sendo um país de varias etnias, todos passaram a aceitar as diferenças com amor no coração. o papa mandou todos os seus representantes pelo mundo falar sobre seu nome e sobre seus feitos para que a palavra sobre vossa pessoa chegue aos ouvidos de cada criatura que ande sobre a face desse planeta. Também, graças ao seu feito, decidiram cessar os experimentos com o LHC já que a origem do universo se torna sem importancia perto da magnitude desse seu ato. Os Maias voltaram de andromeda e disseram que como existe um humano tão magnifico vivo eles iriam dar a chance de nós sobrevivermos em 2012, contaram então sobre o que poderia causar o fim do mundo, e todos os lideres de todas as nações, inspirados nesse seu feito, estão tomando providencias para que não ocorra. a magnitude desse seu feito acabou até com o magnetismo que expulsou o corpo celeste alfa que habitava a órbita da terra. Em nome desse seu feito, Akira Toryama resolveu continuar com as sagas de dragon ball, desta vez com um personagem dedicado a você. Willian Bonner e Jô Soares ao se despedirem toda noite mandam uma saudação para o Brasil e uma somente para você. Continue sempre assim, essa pessoa linda, maravilhosa, esforçada, inspiradora, magnifica, espitufenda, criativa, etc. E continue sempre fazendo atos como estes que o mundo será cada vez mais um lugar melhor para se viver. Continue assim cara, e se sobrar um tempo visites todos os citados, ninguem acredita que eu troco mensagens virtuais.

4718
  •  29403 posts
  •  

Eu gostaria de saber nesse cenário como que ficam os conceitos de geração

A Microsoft vai querer vender seus títulos para a maquiar quantidade possível de sistemas

E aí? Acaba a evolução?

Mota Offspring
  •  57376 posts
  •  

a M$ será a amazon dos jogos, eles estão cagando pro que você jogue, como você jogue e quando você jogue, desde que seja através deles

Rules
  •  57265 posts
  •  

Tópico merda
    Ninguém liga pra M$
    Console merda
    Jogos merda
    Exclusivos merda

O auge foi no 360... depois disso só ladeira a baixo

Manjaster
  •  776 posts
  •  

Tive o Series X por um ano e meio. É um bom console, mas não é melhor que o PS5 nem fudendo. O meme "padrão gamepass" é real, os jogos first party sofrem por serem mal acabados, acho que a única excessão é Forza Horizon. Acabei jogando tudo o que eu queria no Pass (incluindo Starfield) e corri pra vender e pegar um PS5.

Jordanes do Mar Jônico
  •  36424 posts
  •  

Manjaster escreveu: Tive o Series X por um ano e meio. É um bom console, mas não é melhor que o PS5 nem fudendo. O meme "padrão gamepass" é real, os jogos first party sofrem por serem mal acabados, acho que a única excessão é Forza Horizon. Acabei jogando tudo o que eu queria no Pass (incluindo Starfield) e corri pra vender e pegar um PS5.
    jogando pelo pc achei HALO Infinity bem mais jogo que o Horizon tapa-buraco genérico xicano

vilela_09
  •  41136 posts
  •  

Jordanes do Mar Jônico escreveu:
    Manjaster escreveu: Tive o Series X por um ano e meio. É um bom console, mas não é melhor que o PS5 nem fudendo. O meme "padrão gamepass" é real, os jogos first party sofrem por serem mal acabados, acho que a única excessão é Forza Horizon. Acabei jogando tudo o que eu queria no Pass (incluindo Starfield) e corri pra vender e pegar um PS5.
    jogando pelo pc achei HALO Infinity bem mais jogo que o Horizon tapa-buraco genérico xicano
    2023

halo

:lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

até esse horizon da eloy cara de bolacha da ubisoft deve ser melhor

Jordanes do Mar Jônico
  •  36424 posts
  •  

vilela_09 escreveu:
    Jordanes do Mar Jônico escreveu:
    2023

halo

:lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

até esse horizon da eloy cara de bolacha da ubisoft deve ser melhor
    Halo infinite foi lançado em Dezembro de 2021.

tu joga Tetris dentre outras merdas, nem da pra discutir

MENSAGENS RECENTES

https://pbs.twimg.com/media/GZuH-G0XcAkrjNe?for[…]

Rip youtuber K TEC.

refugio cult também pegou. É lindo a[…]

MULHERES AQUELAS

https://i.postimg.cc/prSdD4ps/8e4776d0-58f6-4f13-[…]

O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012