O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 10

 Mortal Kombat
  •  25978 posts
  •  

    Avatar do usuário

    itchy escreveu: Pensando no efeito do airbnb para o mercado

    Afeta o funcionamento de hoteis gerando uma concorrência a mais no setor.
    Aumenta o valor de imóveis já construídos ( o que não é interessante) e que estão subutilizados, mas que acabam se pagando com o airbnb.

    Sobre a plataforma, já usei bastante e acho bem ruim. É daquelas que se der problema com o anfitrião você não tem a quem recorrer, pq o SAC deles é inexistente.
    Passei um perrengue em Jericoacoara em uma pousada que reservei pelo airbnb e quando cheguei lá o quarto era uma imundice e não existia um canal direto de contato com a empresa, inclusive com relação a restituição do valor.
    Com esse seu relato reforça ainda mais a minha tese que pra mim AIRBNB não compensa a não ser que você seja um daqueles farofeiros que alugam a casa e vai com umas 10/15 pessoas.

    Eu acho que vale bem mais o Hotéis.com, você parcela em 12 vezes sem juros, ganha 1 diária grátis a cada 10 noites e tem toda a facilidade de um hotel como quarto limpo todo dia, café da manhã e etc.

     Salieri
  •  46322 posts
  •  

    Avatar do usuário

    itchy escreveu: Sobre a plataforma, já usei bastante e acho bem ruim. É daquelas que se der problema com o anfitrião você não tem a quem recorrer, pq o SAC deles é inexistente.
    Passei um perrengue em Jericoacoara em uma pousada que reservei pelo airbnb e quando cheguei lá o quarto era uma imundice e não existia um canal direto de contato com a empresa, inclusive com relação a restituição do valor.
    Isso porque o Brasil é um lixo do caralho, infelizmente. Nunca tive problema usando airbnb no Canadá, as experiências foram todas muito boas. Inclusive meu primeiro mês no país, quando me mudei pra cá, fiquei num airbnb hospedado na casa de um casal. Nunca achei que ia fazer algo assim, gosto de privacidade, mas foi uma experiência muito legal, em um mês aprendi muita coisa sobre o país, sobre a cidade, fiz uns colegas, etc.
    Mucamo, itchy  isso

     Tigass
  •  22135 posts
  •  

    Avatar do usuário

    rednox escreveu:
    Tigass escreveu:
    rednox escreveu:
    Tigass escreveu: Na teoria acho ruim, na prática sou 100% a favor.

    Brasileiro não consegue nem respeitar coisa básica, como ouvir música num volume de alcance apenas pessoal numa edificação coletiva, imagine tentar regular entrada e saída de pessoas estranhas.

    Isso sem contar bizarrices que ocorrem como um prédio que morei que a mulher falava que era terapeuta e atendia paciente, só que ela era uma tetuda plastificada que "atendia" uma fila de motoboy de camisola :lol: :lol: :lol: :lol:

    Nesse mesmo prédio, não por acaso, roubaram o apartamento de uma família coreana que guardava todas as economias deles lá (imigrantes asiáticos não confiam nos bancos daqui porque geralmente eles fazem comércio ilegal de contrabando), 450 mil reais, e muito provavelmente foi um dos clientes da terapeuta que deve ter dado o gabarito de como entrar no prédio e etc.
    caralho, maluco :chocado: :chocado: :chocado:

    já moramos no mesmo prédio
    Que bairro era?
    consolacao
    Então aconteceu coisas parecidas com a gente, pois esse ape era na Vila Mariana, perto do Ibirapuera :lol: :lol: :lol: :lol:

     V-Brake
  •  36049 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mortal Kombat escreveu: Vocês não tem noção com essa galera que aluga Airbnb é folgada e não é só brasileiro a gringaida também.

    Meus avós compraram um apartamento em Copacabana para alugar e deixou com 2 caras que alugam por Airbnb. O cúmulo foi um hóspede que alugou o apartamento porém nesse meio tempo ele foi para Angra passar o final de semana, só que o fdp deixou o ar condicionado ligado o final de semana inteiro sem ter ninguém no apartamento.

    E não é exceção, galera vai pra rua e deixa o ar condicionado ligado sem pena, luzes e etc. Eu não consigo ser escroto e fazer isso quando eu viajo, sempre que saio para a rua eu desligo tudo e tal.
    Amigo meu aluga uma casa no airbnb e conhece todos esses problemas :lol: . Mas ele é esperto, o cara fez engenharia comigo e é ligado em arduíno, automação residencial. Ele fez um sisteminha q usa um sensor de presença conectado a um Arduíno.

    Aí qdo passa 1h (ou algumas) no quarto sem nenhum movimento, ele desliga automaticamente o ar condicionado. Ele já me falou q se n tivesse colocado isso, n colocaria mais a casa pra alugar no airbnb nunca, o tanto q o sensor do cara ativou pra desligar o ar não dá pra contar :lol:

     Excel Rose
  •  27426 posts
  •  

    Avatar do usuário

    V-Brake escreveu:
    Mortal Kombat escreveu: Vocês não tem noção com essa galera que aluga Airbnb é folgada e não é só brasileiro a gringaida também.

    Meus avós compraram um apartamento em Copacabana para alugar e deixou com 2 caras que alugam por Airbnb. O cúmulo foi um hóspede que alugou o apartamento porém nesse meio tempo ele foi para Angra passar o final de semana, só que o fdp deixou o ar condicionado ligado o final de semana inteiro sem ter ninguém no apartamento.

    E não é exceção, galera vai pra rua e deixa o ar condicionado ligado sem pena, luzes e etc. Eu não consigo ser escroto e fazer isso quando eu viajo, sempre que saio para a rua eu desligo tudo e tal.
    Amigo meu aluga uma casa no airbnb e conhece todos esses problemas :lol: . Mas ele é esperto, o cara fez engenharia comigo e é ligado em arduíno, automação residencial. Ele fez um sisteminha q usa um sensor de presença conectado a um Arduíno.

    Aí qdo passa 1h (ou algumas) no quarto sem nenhum movimento, ele desliga automaticamente o ar condicionado. Ele já me falou q se n tivesse colocado isso, n colocaria mais a casa pra alugar no airbnb nunca, o tanto q o sensor do cara ativou pra desligar o ar não dá pra contar :lol:
    lendo as reclamações desse tópico, vejo que seu amigo deveria era vender esse sistema
    camaleão  isso

     camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mortal Kombat escreveu:
    itchy escreveu: Pensando no efeito do airbnb para o mercado

    Afeta o funcionamento de hoteis gerando uma concorrência a mais no setor.
    Aumenta o valor de imóveis já construídos ( o que não é interessante) e que estão subutilizados, mas que acabam se pagando com o airbnb.

    Sobre a plataforma, já usei bastante e acho bem ruim. É daquelas que se der problema com o anfitrião você não tem a quem recorrer, pq o SAC deles é inexistente.
    Passei um perrengue em Jericoacoara em uma pousada que reservei pelo airbnb e quando cheguei lá o quarto era uma imundice e não existia um canal direto de contato com a empresa, inclusive com relação a restituição do valor.
    Com esse seu relato reforça ainda mais a minha tese que pra mim AIRBNB não compensa a não ser que você seja um daqueles farofeiros que alugam a casa e vai com umas 10/15 pessoas.

    Eu acho que vale bem mais o Hotéis.com, você parcela em 12 vezes sem juros, ganha 1 diária grátis a cada 10 noites e tem toda a facilidade de um hotel como quarto limpo todo dia, café da manhã e etc.
    Airbnb vale a pena se for para passar um bom tempo (que ai sai mais barato) ou se for no mínimo 2 casais pra mais mesmo
    Que ai divide as contas e dá pra pegar lugares muito fodas e privativos.
    Fora os cupons que dão 150 reais de desconto.

    Mas na maioria das vezes como estou sozinho ou com namorada tb vou de hotéis.. Reservo pelo booking.
    Os níveis de “genius” funcionam como os níveis do mercado livre (mercado pontos)
    Geralmente sai mais em conta.

    Não conhecia esses benefícios do hotéis.com..
    pesquisarei

     Mucamo
  •  29444 posts
  •  

    Avatar do usuário

    V-Brake escreveu:
    Mortal Kombat escreveu: Vocês não tem noção com essa galera que aluga Airbnb é folgada e não é só brasileiro a gringaida também.

    Meus avós compraram um apartamento em Copacabana para alugar e deixou com 2 caras que alugam por Airbnb. O cúmulo foi um hóspede que alugou o apartamento porém nesse meio tempo ele foi para Angra passar o final de semana, só que o fdp deixou o ar condicionado ligado o final de semana inteiro sem ter ninguém no apartamento.

    E não é exceção, galera vai pra rua e deixa o ar condicionado ligado sem pena, luzes e etc. Eu não consigo ser escroto e fazer isso quando eu viajo, sempre que saio para a rua eu desligo tudo e tal.
    Amigo meu aluga uma casa no airbnb e conhece todos esses problemas :lol: . Mas ele é esperto, o cara fez engenharia comigo e é ligado em arduíno, automação residencial. Ele fez um sisteminha q usa um sensor de presença conectado a um Arduíno.

    Aí qdo passa 1h (ou algumas) no quarto sem nenhum movimento, ele desliga automaticamente o ar condicionado. Ele já me falou q se n tivesse colocado isso, n colocaria mais a casa pra alugar no airbnb nunca, o tanto q o sensor do cara ativou pra desligar o ar não dá pra contar :lol:
    Isso nao faz sentido. WTF. O ar condicionado vai desligar de noite? O cara dormindo nao tem movimento.

    Imagina tu tendo que acordar a cada 1 hora para LIGAR o ar que desligou

     Mucamo
  •  29444 posts
  •  

    Avatar do usuário

    camaleão escreveu:
    Mortal Kombat escreveu:
    itchy escreveu: Pensando no efeito do airbnb para o mercado

    Afeta o funcionamento de hoteis gerando uma concorrência a mais no setor.
    Aumenta o valor de imóveis já construídos ( o que não é interessante) e que estão subutilizados, mas que acabam se pagando com o airbnb.

    Sobre a plataforma, já usei bastante e acho bem ruim. É daquelas que se der problema com o anfitrião você não tem a quem recorrer, pq o SAC deles é inexistente.
    Passei um perrengue em Jericoacoara em uma pousada que reservei pelo airbnb e quando cheguei lá o quarto era uma imundice e não existia um canal direto de contato com a empresa, inclusive com relação a restituição do valor.
    Com esse seu relato reforça ainda mais a minha tese que pra mim AIRBNB não compensa a não ser que você seja um daqueles farofeiros que alugam a casa e vai com umas 10/15 pessoas.

    Eu acho que vale bem mais o Hotéis.com, você parcela em 12 vezes sem juros, ganha 1 diária grátis a cada 10 noites e tem toda a facilidade de um hotel como quarto limpo todo dia, café da manhã e etc.
    Airbnb vale a pena se for para passar um bom tempo (que ai sai mais barato) ou se for no mínimo 2 casais pra mais mesmo
    Que ai divide as contas e dá pra pegar lugares muito fodas e privativos.
    Fora os cupons que dão 150 reais de desconto.

    Mas na maioria das vezes como estou sozinho ou com namorada tb vou de hotéis.. Reservo pelo booking.
    Os níveis de “genius” funcionam como os níveis do mercado livre (mercado pontos)
    Geralmente sai mais em conta.

    Não conhecia esses benefícios do hotéis.com..
    pesquisarei
    Dependendo do objetivo a imersão de airbnb é melhor

    Um colega foi para Buenos Aires e passou acho que 2 semanas. Ficou na casa de um maluco (nao lembro se era familia ou nao, mas tanto faz) e ele tinha cafe da manha preparado com eles, conversava e tal. O cara "viveu" como um argentino por 15 dias, digamos.

    Se ficasse em hotel a imersao seria diferente.

     Vinxester
  •  3325 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mucamo escreveu:
    V-Brake escreveu:
    Mortal Kombat escreveu: Vocês não tem noção com essa galera que aluga Airbnb é folgada e não é só brasileiro a gringaida também.

    Meus avós compraram um apartamento em Copacabana para alugar e deixou com 2 caras que alugam por Airbnb. O cúmulo foi um hóspede que alugou o apartamento porém nesse meio tempo ele foi para Angra passar o final de semana, só que o fdp deixou o ar condicionado ligado o final de semana inteiro sem ter ninguém no apartamento.

    E não é exceção, galera vai pra rua e deixa o ar condicionado ligado sem pena, luzes e etc. Eu não consigo ser escroto e fazer isso quando eu viajo, sempre que saio para a rua eu desligo tudo e tal.
    Amigo meu aluga uma casa no airbnb e conhece todos esses problemas :lol: . Mas ele é esperto, o cara fez engenharia comigo e é ligado em arduíno, automação residencial. Ele fez um sisteminha q usa um sensor de presença conectado a um Arduíno.

    Aí qdo passa 1h (ou algumas) no quarto sem nenhum movimento, ele desliga automaticamente o ar condicionado. Ele já me falou q se n tivesse colocado isso, n colocaria mais a casa pra alugar no airbnb nunca, o tanto q o sensor do cara ativou pra desligar o ar não dá pra contar :lol:
    Isso nao faz sentido. WTF. O ar condicionado vai desligar de noite? O cara dormindo nao tem movimento.

    Imagina tu tendo que acordar a cada 1 hora para LIGAR o ar que desligou
    O sisteminha do cara deve ser mais inteligente que isso. É trivial com esses kits de automação residencial vc colocar uma condição para deixar o AC ligado mesmo se não tiver movimento entre um determinado horário.

    Sobre airbnb, depende totalmente do local. Só usei airbnb até hoje no Japão, então não preciso nem dizer que a experiência foi impecável. Geralmente eu pego em prédios que tem muitos aps de airbnb e só tive problema de ruído quando tinham chineses no prédio junto. Eu sinto que sempre tem uma leve desconfiança por ser BR, mas dps que o pessoal ve que não é macaco e sabe separar o lixo do jeito certo lá, fica de boa. Eu consigo entender como a experiência de airbnb pode ser um pesadelo pras duas partes envolvidas em um país nojento como o nosso...

     Mortal Kombat
  •  25978 posts
  •  

    Avatar do usuário

    V-Brake escreveu:
    Mortal Kombat escreveu: Vocês não tem noção com essa galera que aluga Airbnb é folgada e não é só brasileiro a gringaida também.

    Meus avós compraram um apartamento em Copacabana para alugar e deixou com 2 caras que alugam por Airbnb. O cúmulo foi um hóspede que alugou o apartamento porém nesse meio tempo ele foi para Angra passar o final de semana, só que o fdp deixou o ar condicionado ligado o final de semana inteiro sem ter ninguém no apartamento.

    E não é exceção, galera vai pra rua e deixa o ar condicionado ligado sem pena, luzes e etc. Eu não consigo ser escroto e fazer isso quando eu viajo, sempre que saio para a rua eu desligo tudo e tal.
    Amigo meu aluga uma casa no airbnb e conhece todos esses problemas :lol: . Mas ele é esperto, o cara fez engenharia comigo e é ligado em arduíno, automação residencial. Ele fez um sisteminha q usa um sensor de presença conectado a um Arduíno.

    Aí qdo passa 1h (ou algumas) no quarto sem nenhum movimento, ele desliga automaticamente o ar condicionado. Ele já me falou q se n tivesse colocado isso, n colocaria mais a casa pra alugar no airbnb nunca, o tanto q o sensor do cara ativou pra desligar o ar não dá pra contar :lol:
    Como disseram, ele deveria vender esse sistema e talvez tirasse uma grana até boa. :lol: :lol: :lol:

    A nossa ideia seria botar aquele sistema de hotel comum que a luz liga com o cartão de acesso, porém esse sistema o inquilino iria deixar algum dos cartões lá e ia para a praia.

     Metta World Peace
  •  5361 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Para quem aluga no AIRBNB, exigem alguma garantia ou fazem contrato por escrito? Se o locador danificar o imóvel, vocês fazem como? Não me parece ser tão seguro assim fazer o aluguel de maneira impessoal.

     V-Brake
  •  36049 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Excel Rose escreveu:
    V-Brake escreveu:
    Mortal Kombat escreveu: Vocês não tem noção com essa galera que aluga Airbnb é folgada e não é só brasileiro a gringaida também.

    Meus avós compraram um apartamento em Copacabana para alugar e deixou com 2 caras que alugam por Airbnb. O cúmulo foi um hóspede que alugou o apartamento porém nesse meio tempo ele foi para Angra passar o final de semana, só que o fdp deixou o ar condicionado ligado o final de semana inteiro sem ter ninguém no apartamento.

    E não é exceção, galera vai pra rua e deixa o ar condicionado ligado sem pena, luzes e etc. Eu não consigo ser escroto e fazer isso quando eu viajo, sempre que saio para a rua eu desligo tudo e tal.
    Amigo meu aluga uma casa no airbnb e conhece todos esses problemas :lol: . Mas ele é esperto, o cara fez engenharia comigo e é ligado em arduíno, automação residencial. Ele fez um sisteminha q usa um sensor de presença conectado a um Arduíno.

    Aí qdo passa 1h (ou algumas) no quarto sem nenhum movimento, ele desliga automaticamente o ar condicionado. Ele já me falou q se n tivesse colocado isso, n colocaria mais a casa pra alugar no airbnb nunca, o tanto q o sensor do cara ativou pra desligar o ar não dá pra contar :lol:
    lendo as reclamações desse tópico, vejo que seu amigo deveria era vender esse sistema
    Isso é beeem barato de fazer, basta um arduíno e um sensor de presença. Tem um monte de tutorial nogoogle mostrando como fazer, nem precisa manjar mto de programação não.

    Sensor de presença é troço q custa menos de 20 reais. Ele nunca pensou em vender pq é um troço tão simplório q se uma pessoa for atrás faz de boa.

    @Mucamo Pelo amor de Deus velho, se n tiver nenhum movimento por esse tanto de tempo, é pq a pessoa tá dormindo já né :lol: :lol: :lol: . Eu chutei 1h, deve ser um intervalo maior de tempo, aí teria q perguntar pra ele.

     Mucamo
  •  29444 posts
  •  

    Avatar do usuário

    V-Brake escreveu:
    Excel Rose escreveu:
    V-Brake escreveu:
    Mortal Kombat escreveu: Vocês não tem noção com essa galera que aluga Airbnb é folgada e não é só brasileiro a gringaida também.

    Meus avós compraram um apartamento em Copacabana para alugar e deixou com 2 caras que alugam por Airbnb. O cúmulo foi um hóspede que alugou o apartamento porém nesse meio tempo ele foi para Angra passar o final de semana, só que o fdp deixou o ar condicionado ligado o final de semana inteiro sem ter ninguém no apartamento.

    E não é exceção, galera vai pra rua e deixa o ar condicionado ligado sem pena, luzes e etc. Eu não consigo ser escroto e fazer isso quando eu viajo, sempre que saio para a rua eu desligo tudo e tal.
    Amigo meu aluga uma casa no airbnb e conhece todos esses problemas :lol: . Mas ele é esperto, o cara fez engenharia comigo e é ligado em arduíno, automação residencial. Ele fez um sisteminha q usa um sensor de presença conectado a um Arduíno.

    Aí qdo passa 1h (ou algumas) no quarto sem nenhum movimento, ele desliga automaticamente o ar condicionado. Ele já me falou q se n tivesse colocado isso, n colocaria mais a casa pra alugar no airbnb nunca, o tanto q o sensor do cara ativou pra desligar o ar não dá pra contar :lol:
    lendo as reclamações desse tópico, vejo que seu amigo deveria era vender esse sistema
    Isso é beeem barato de fazer, basta um arduíno e um sensor de presença. Tem um monte de tutorial nogoogle mostrando como fazer, nem precisa manjar mto de programação não.

    Sensor de presença é troço q custa menos de 20 reais. Ele nunca pensou em vender pq é um troço tão simplório q se uma pessoa for atrás faz de boa.

    @Mucamo Pelo amor de Deus velho, se n tiver nenhum movimento por esse tanto de tempo, é pq a pessoa tá dormindo já né :lol: :lol: :lol: . Eu chutei 1h, deve ser um intervalo maior de tempo, aí teria q perguntar pra ele.
    Imagina você dormindo e o ar condicionado desliga. Olha que merda.

    Mas entendi o seu ponto.

     V-Brake
  •  36049 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Vinxester escreveu: O sisteminha do cara deve ser mais inteligente que isso. É trivial com esses kits de automação residencial vc colocar uma condição para deixar o AC ligado mesmo se não tiver movimento entre um determinado horário.
    Então, inicialmente ele nem se preocupou em colocar uma condição de horário do dia pro sistema não (hj eu já não sei pq faz um tempo q ñ falo com ele), até pq, se o cara já tiver em sono profundo, ele nem vai se tocar de que o ar desligou. Acho q uma vez só q o inquilino veio falar com ele q o ar tinha desligado (achando q tinha um problema no ar condicionado). Ele só deu um migué no cara lá, falou q "iria ver" :lagrimas:

     Excel Rose
  •  27426 posts
  •  

    Avatar do usuário

    @V-Brake pra gente que é rato de internet, tem conhecimento nessa área e consegue seguir minimamente um tutorial é easy

    pro tio aposentado que aluga pra complementar a renda, isso é tecnologia da nasa

     V-Brake
  •  36049 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Excel Rose escreveu: @V-Brake pra gente que é rato de internet, tem conhecimento nessa área e consegue seguir minimamente um tutorial é easy

    pro tio aposentado que aluga pra complementar a renda, isso é tecnologia da nasa
    Vou dar essa sugestão pro cara e pedir uma % :P
    Excel Rose  isso

     FooFighters
  •  8254 posts
  •  

    Turin escreveu: Não li o tópico inteiro, mas por alguns posts, me parece que vcs estão vendo pelo viés errado.

    A questão é que o condomínio, como o nome diz, é um condomínio de pessoas. Todos ali têm uma propriedade em comum e têm o direito e autonomia de estabelecer as regras que quiserem. A rigor, é uma grande propriedade privada compartilhada por um grupo de pessoas.

    Imaginem que 3 amigos são donos de um apartamento e querem pensar nas regras de uso comum. Eles odem estabelecer um trilhão de regras, como bem entenderem, podem alugar, cada um pode usufruir por uma semana ou 15 dias, podem decidir que ninguém vai pintar a parede sem a concordância dos outros, podem decidir que a voltagem é 110v, e ao infinito - com o único requisito de não ser nada proibido por lei. Afinal, é propriedade dessas 3 pessoas e podem fazer o que quiserem com seu bem
    Tbm podem definir proibições que bem entenderem. Sei lá, podem combinar que não pode fumar no AP, que o uso deve ser só aos fds ou que não pode ter animais.

    Isso é completamente razoável. Os condôminos são proprietários, em regime de condomínio, de um mesmo bem, havendo individualização de uma certa parte do imóvel.

    Por isso lá na matricula diz que determinado apartamento tem 60m2 de area privativa e 75m2 de área total. Parte do imóvel está em condomínio.

    Simplificando: quando alguém coloca um apartamento no Airbnb para locação, simultaneamente e necessariamente está colocando parte do condomínio para locação tbm.

    É perfeitamente aceitável, portanto, que os demais condôminos possam estabelecer regras sobre o uso do condomínio.

    Assim como em muitos condomínios é proibido o uso comercial de um apartamento de moradia, e vice-versa. Imagina que bosta tu ter um apartamento onde tu mora e no fim da tarde tu ver 15 funcionários saindo do apartamento da frente onde tem uma fábrica. Mto wtf. O condomínio pode vetar isso. Assim como pode vetar o aluguel de curto prazo.

    Quer dar destinação comercial pro teu imóvel? Sem problemas, sou a favor, mas faça isso em um condomínio concorde com isso.

    Enfim, lembrando que a decisão não estabelece que é proibido Airbnb em condomínios. Apenas que é proibido quando os condôminos assim decidirem, simples.
    Não sei se ficou claro, tô meio bebo :D
    Eu entendi o seu ponto, mas apesar do apartamento estar num condomínio, isso não quer dizer que os seus vizinhos possam proibir alguém de morar lá ou ficar no seu apartamento por uns dias.

    Nessa questão, sinto que a decisão STJ faz com que 1 ou outro gato pingado do condomínio não consiga convecer os outros proprietários de liberarem o Airbnb.

    Então, na prática, essa decisão faz com que o condomínio invada o seu uso privativo e impeça você de alugar pra alguém no airbnb.

    Sobre a questão de uso comercial, hoje em dia fica cada vez mais difícil isso.

    Muita gente trabalhando em home-office seria considerado uma atividade comercial dentro de prédio?

    As leis precisam se ajustar as novas realidades
    Mucamo  isso

     Metta World Peace
  •  5361 posts
  •  

    Avatar do usuário

    FooFighters escreveu:
    Turin escreveu: Não li o tópico inteiro, mas por alguns posts, me parece que vcs estão vendo pelo viés errado.

    A questão é que o condomínio, como o nome diz, é um condomínio de pessoas. Todos ali têm uma propriedade em comum e têm o direito e autonomia de estabelecer as regras que quiserem. A rigor, é uma grande propriedade privada compartilhada por um grupo de pessoas.

    Imaginem que 3 amigos são donos de um apartamento e querem pensar nas regras de uso comum. Eles odem estabelecer um trilhão de regras, como bem entenderem, podem alugar, cada um pode usufruir por uma semana ou 15 dias, podem decidir que ninguém vai pintar a parede sem a concordância dos outros, podem decidir que a voltagem é 110v, e ao infinito - com o único requisito de não ser nada proibido por lei. Afinal, é propriedade dessas 3 pessoas e podem fazer o que quiserem com seu bem
    Tbm podem definir proibições que bem entenderem. Sei lá, podem combinar que não pode fumar no AP, que o uso deve ser só aos fds ou que não pode ter animais.

    Isso é completamente razoável. Os condôminos são proprietários, em regime de condomínio, de um mesmo bem, havendo individualização de uma certa parte do imóvel.

    Por isso lá na matricula diz que determinado apartamento tem 60m2 de area privativa e 75m2 de área total. Parte do imóvel está em condomínio.

    Simplificando: quando alguém coloca um apartamento no Airbnb para locação, simultaneamente e necessariamente está colocando parte do condomínio para locação tbm.

    É perfeitamente aceitável, portanto, que os demais condôminos possam estabelecer regras sobre o uso do condomínio.

    Assim como em muitos condomínios é proibido o uso comercial de um apartamento de moradia, e vice-versa. Imagina que bosta tu ter um apartamento onde tu mora e no fim da tarde tu ver 15 funcionários saindo do apartamento da frente onde tem uma fábrica. Mto wtf. O condomínio pode vetar isso. Assim como pode vetar o aluguel de curto prazo.

    Quer dar destinação comercial pro teu imóvel? Sem problemas, sou a favor, mas faça isso em um condomínio concorde com isso.

    Enfim, lembrando que a decisão não estabelece que é proibido Airbnb em condomínios. Apenas que é proibido quando os condôminos assim decidirem, simples.
    Não sei se ficou claro, tô meio bebo :D
    Eu entendi o seu ponto, mas apesar do apartamento estar num condomínio, isso não quer dizer que os seus vizinhos possam proibir alguém de morar lá ou ficar no seu apartamento por uns dias.

    Nessa questão, sinto que a decisão STJ faz com que 1 ou outro gato pingado do condomínio não consiga convecer os outros proprietários de liberarem o Airbnb.

    Então, na prática, essa decisão faz com que o condomínio invada o seu uso privativo e impeça você de alugar pra alguém no airbnb.

    Sobre a questão de uso comercial, hoje em dia fica cada vez mais difícil isso.

    Muita gente trabalhando em home-office seria considerado uma atividade comercial dentro de prédio?

    As leis precisam se ajustar as novas realidades
    Não é pq sua unidade é autônoma que você pode fazer fazer o que quiser. Esse papo de direito de propriedade ser absoluto caiu em desuso. Numa sociedade que se convive muito próximo, numa densidade demográfica absurda, não há como cada um fazer o que quiser como bem entender. Você não pode colocar a música no volume que quer e na hora que quer, não pode trazer convidados e falar alto até tarde da noite, colocar cachorro que late muito dentro do apartamento, não pode fazer mudança na hora que quiser etc. Por um motivo muito simples: isso incomoda os demais condôminos.
    No momento que sua ação afeta os demais, torna-se imperativo trazer algumas restrições do seu uso da propriedade.

    De qualquer forma, isso vai depender da convenção condominial. Se os condôminos quiserem, vai ser liberado. Se não, não vai ser liberado.

    Nesse caso não há que se falar em atualização das leis.

    obs: home office não é comércio, é apenas trabalho dentro uma relação empreagatícia remota.
    Turin  isso

     itchy
  •  16050 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mortal Kombat escreveu:
    itchy escreveu: Pensando no efeito do airbnb para o mercado

    Afeta o funcionamento de hoteis gerando uma concorrência a mais no setor.
    Aumenta o valor de imóveis já construídos ( o que não é interessante) e que estão subutilizados, mas que acabam se pagando com o airbnb.

    Sobre a plataforma, já usei bastante e acho bem ruim. É daquelas que se der problema com o anfitrião você não tem a quem recorrer, pq o SAC deles é inexistente.
    Passei um perrengue em Jericoacoara em uma pousada que reservei pelo airbnb e quando cheguei lá o quarto era uma imundice e não existia um canal direto de contato com a empresa, inclusive com relação a restituição do valor.
    Com esse seu relato reforça ainda mais a minha tese que pra mim AIRBNB não compensa a não ser que você seja um daqueles farofeiros que alugam a casa e vai com umas 10/15 pessoas.

    Eu acho que vale bem mais o Hotéis.com, você parcela em 12 vezes sem juros, ganha 1 diária grátis a cada 10 noites e tem toda a facilidade de um hotel como quarto limpo todo dia, café da manhã e etc.
    Eu não sei se hj a plataforma é melhor, mas nunca mais a usei depois disso.

    Basicamente eu cheguei lá de madrugada, o que é normal em Jeri e o quarto de hotel tinha de caminho de cupim, barata e formiga dentro a lençol rasgado e sujo de sangue.
    Sabia que naquela hora não tinha o que fazer além de reclamar com a pousada, mas as 6 da manhã dai dali pra procurar outra coisa e só fui conseguir resposta do site quando já tinha até voltado da viagem.

    Isso que além de tudo sai mais caro reservar algo pelo airbnb, do que pelo booking.
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
    • 6
    • 10

    MENSAGENS RECENTES

    Inacreditável. Baixei UM MOD para dragon […]

    Diria que provavelmente o México por um lad[…]

    porque que esse retardado voltou pro pro brasil :[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012