O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados
 TV

 Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    melhor coisa q a Globo fez EM ANOS vai enterrar o video show e botar a Grande Familia no lugar

     LL SCCP
  •  46983 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Uma delícia
    As vezes vejo o Agostinho dirigindo e ao fundo o preço da gasolina a 1,22, álcool a 0,74.

    Me dá um desespero da porra

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

     Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    LEONARDO SCCP escreveu: Uma delícia
    As vezes vejo o Agostinho dirigindo e ao fundo o preço da gasolina a 1,22, álcool a 0,74.

    Me dá um desespero da porra

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
    no bar do Beiçola tava escrito 2 pastéis + 1 refresco por R$ 1,50

    maldita era Lula onde o dólar custava 1,99

     Rules
  •  56725 posts
  •  

    Avatar do usuário

    xinelo escreveu: Grande familia era mto bom.

    Aí eu me pergunto: é tão dificil fazer um programa de humor no brasil que não seja caricato e cheio de gritaria? Um sitcom comum? É tão dificil?
    Sim
    É difícil

     Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Seriados como AGF não tem mais espaço no horário nobre por conta do esteriótipo machista que domina o enredo.

    Pra começar, nenhum membro da família faz parte de minorias como gays, negros, plus size, umbandistas ou deficientes físicos.

    São todos brancos católicos com corpos perfeitos.

    Em segundo lugar, falta respeito com as personagens femininas, e explico abaixo o porquê:

    Interpretada pela atriz Marieta Severo, Nenê é a personagem feminina que mais reproduz as marcas do patriarcalismo que ainda existe em boa parte da sociedade brasileira. Esposa de Lineu (Marco Nanini) e mãe de Tuco (Lúcio Mauro Filho) / Bebel (Guta Stresser), Nenê representa a mulher que crê no homem enquanto provedor da relação, ao mesmo tempo em que reserva para si própria um papel restrito às tarefas domésticas e ao suporte emocional da família.

    Nos dez episódios observados para a produção deste presente trabalho, a personagem de Marieta Severo se mostrou dependente da figura masculina e dos filhos, demonstrando acreditar que a sua realização pessoal estava centrada apenas na felicidade de sua família. Por conta disso, Nenê parecia não poupar esforços para se dedicar inteiramente ao lar, o que inclui desde servir a mesa durante as refeições, até consolar e defender seus entes queridos, quando quer que fosse preciso.

    Um outro ponto decisivo na representação da personagem está na benevolência e na amabilidade que Nenê exala - aspecto tradicionalmente atribuído ao ser feminino. Sempre entendendo tudo e tentando acabar com todas as brigas que se desenrolam, a esposa de Lineu apresenta uma bondade que chega a perdoar inimizades (como é visto em “A Malvada”) e, por vezes, beirar até a inocência (como em “O Crápula”, quando a amiga da personagem comenta “só você mesmo, Nenê, para confiar em Augustinho...” – um reconhecido malandro).

    Mas as características da personagem não se encerram por aí. Sempre contente em afirmar o quanto Lineu é um “homem de valores10 ” e um “herói11”, Nenê muitas vezes demonstra um certo receio em dizer palavras mais duras ao marido. Em “O Crápula”, por exemplo, a personagem é bastante cautelosa ao revelar para Lineu o que realmente pensa ao seu respeito: “eu acho que você é, às vezes, um pouco rigoroso demais”. Já em outro episódio12 , após alugarem uma casa ‘caindo aos pedaços’, Nenê percebe que não conseguirá dar conta de toda arrumação sozinha. No entanto, ao invés de tentar conversar sobre isso de maneira mais enfática com o marido, a personagem se limita a dizer “não sei se vou ter forças para ajeitar tudo isso aqui, não.. 13 ”.

    Além disso, freqüentemente utilizando frases que solicitam a aprovação de Lineu 14 ,Nenê muitas vezes dá pistas de não ligar para os próprios interesses em função daquilo que o marido deseja. No episódio “O Senhor do Castelo”, por exemplo, a casa do casal está alugada para o genro, Augustinho, o que acaba desencadeando uma série de conflitos, uma vez que todos da família passam a ter que morar sob o mesmo teto. Diante da crise, Nenê prontamente joga a decisão para o marido: “Lineu, se você está insatisfeito, a gente sai (da casa)”.

    Outro ponto importante da personagem é que Nenê também demonstrou possuir, ao longo dos episódios, uma certa vaidade - traço comumente associado à imagem feminina.

    Prova disso é que, além de freqüentar o salão de beleza15 , a personagem comemorou bastante ao ganhar um secador de cabelo em “O Pagodão da Mamãe”. Já no episódio “O Dia da Surpresa”, a vaidade de Nenê parece ser, de alguma forma, criticada e posta como algo incompreensível. Isso porque Lineu, espantado com a esposa, ironiza o fato de a personagem emprestar o marido à amiga16 , mas não fazer o mesmo com o vestido que acabou de ganhar.

    4.2 Bebel

    Maria Izabel, Bebel, é um exemplo típico da mulher contemporânea. Casada com

    Agustinho Carrara, Tinho, ela é uma personagem ambígua, que se divide entre a vida profissional e a dependência amorosa em relação ao marido. Apesar de ajudar no sustento da

    12 Em “O Senhor do Castelo”, exibido em abril de 2006. 13 Como resposta ao comentário de Nenê, o personagem de Nanini se limitou a dizer: “ah, mas não vai ser por muito tempo” – referindo-se apenas ao plano de não permanecer por muitos dias na casa, ignorando a possibilidade de ajudar a esposa na arrumação. 14 Em “O Poderoso Poposão”, por exemplo, a filha de Nenê está desesperada com o sumiço do marido. Nenê, tentando consolá-la, comenta que ele será encontrado. No entanto, logo em seguida completa: “né, Lineu?”. 15 Em “A Malvada” (exibido em abril de 2006), há uma cena em que Lineu dá dinheiro para que a esposa possa ir arrumar o cabelo no salão, o que evidencia mais uma vez a dependência financeira de Nenê. 16 No episódio, a personagem de Andréa Beltrão finge que é casada com o marido de Nenê, já que não deseja passar a imagem de “encalhada” para uma velha conhecida.

    casa com o salário que ganha como cabeleireira no salão de Marilda, Bebel abdica boa parte da sua individualidade em prol da sua relação com Tinho, estando sua felicidade, ainda, bastante atrelada ao ideal do amor romântico.

    Ao mesmo tempo em que possui estreitos laços de dependência com Tinho, Maria Izabel, entretanto, cobra, constantemente, do marido seus direitos enquanto mulher, o que gera as constantes brigas presenciadas pelo telespectador. A divisão dos trabalhos domésticos e seus desejos sexuais são as principais reinvidicações da personagem. “Eu sou jovem e preciso de sexo”, é o que diz Bebel, quando Tinho parece não desejá-la suficientemente, no episódio “A Mocréia”.

    A questão materna é outro elemento essencial na representação da personagem. Criada durante quase toda a vida na casa dos pais, Nenê e Lineu, Bebel mantém uma grande dependência com a mãe. Não é à toa que ela e Agustinho, mesmo depois de casados, decidem morar ao lado de Nenê. Cômodos pequenos e simples, combinações extravagantes, móveis antigos e uma porta lateral que dá acesso direto à casa da mãe constituem o lar, doce lar, de Bebel, situado no subúrbio carioca.

    Apesar de possuir, então, elementos que a configuram como uma mulher adulta, a exemplo da sua vida sexual e sua profissão, Bebel possui, também, um lado infantil, que é, nitidamente, reforçado pelas atitudes da personagem diante das brigas com o marido. Como mostra a primeira cena do episódio “Cada Macaco no Seu Galho”, a primeira coisa que Bebel faz diante de qualquer desentendimento com Agustinho é arrumar as malas, pegar seu enorme urso de pelúcia e se mudar para a casa da mãe, para ocupar, junto com seu irmão Tuco (talvez mais infantil que ela) os quartos que eram deles desde pequenos.

    Essa sua ambigüidade entre menina e mulher pode, também, ser observada no próprio vestuário da personagem. De um lado, as unhas vermelhas, o cabelo ruivo e as saias justas refletem toda a sexualidade de Bebel. Do outro, a combinação das cores fortes e o estilo das roupas, meias e sapatos remetem o telespectador à figura de uma boneca, demonstrando o lado criança da personagem.

    Por fim, vale ressaltar que a convivência do casal Bebel e Agustinho com Lineu e

    Nenê, por vezes, torna-se um elemento estratégico na construção de episódios, onde são traçados paralelos que comparam os dois relacionamentos. Apesar de Bebel ser menos subordinada que a mãe e de Agustinho ser mais machista que Lineu, muitas semelhanças podem ser detectadas em ambos os casamentos. Em “A Mocréia”, por exemplo, os desejos sexuais secretos de Lineu e Agustinho são apresentados a partir das reações praticamente idênticas de Nenê e Bebel. As duas brigam, deixando de falar com os maridos, levando-os a lhes pedir perdão.

    Maria Izabel, então, é uma personagem com características que impossibilitam uma descrição fechada e absoluta da sua representação. Com elementos ainda patriarcais, que subordinam a sua vontade à satisfação do marido, misturados a características feministas – o desejo sexual e a liberdade profissional – Bebel se divide entre uma mulher de personalidade forte e uma criança que depende do amor do marido e do colo da mãe.

    4 .3 Marilda

    Marilda é uma mulher solteira, dona de um salão de beleza, amiga inseparável de

    Nenê. Foi casada com Mendonça e namorou Tuco. Suas experiências afetivas são infelizes, o que confere à personagem uma visão pragmática de relacionamentos amorosos. Marilda possui uma ligação tênue com a representação do ideal romântico, pois, pretende alcançar a realização amorosa, mas não tem este desejo como objetivo de vida principal - sua concepção de realização amorosa não coincide com a de Nenê. Se Marilda encontrar alguém com quem queira estabelecer um relacionamento estável, ela não irá abdicar da sua independência, das suas vaidades e da sua liberdade. Talvez por esta razão, seus relacionamentos não ultrapassam determinado limite.

    Marilda não se incomoda em não ser casada, mesmo pertencendo a uma geração que valoriza a “instituição casamento”. Este e outros valores tradicionalmente vinculados à representação feminina, como o sexo vinculado apenas ao relacionamento amoroso ou o sacrifício romântico, são os principais pontos de ruptura desse tipo de representação na sua caracterização. Ela não compartilha do romantismo freqüentemente atribuído ao sexo feminino. No entanto, a personagem vive um paradoxo. Se, por um lado, ela se apresenta como uma mulher independente, descolada e avessa a moralismos - que aparenta adorar a vida dinâmica e agitada de solteira - na sua intimidade, revela que conserva ideais e valores tradicionais femininos, como a exaltação do amor e demanda individual de realização amorosa.

    A desvinculação de Marilda com a maioria dos ideais românticos a aproxima de discursos feministas, verbalizando algumas posturas radicais sobre o sexo oposto. No episódio em que Lineu tira férias do trabalho para assistir à Copa do Mundo, em vez de viajar com Nenê (que fica furiosa com a situação), Marilda revela sua opinião sobre os homens:

    Cadê o Lineu e o Tuco que não estão vendo o jogo? (...) Na hora que a gente queria que eles saíssem da frente da televisão eles estavam aqui, grudados. Aí na hora que a gente resolve ver o jogo eles não estão nem aí?! (Nenê) - Nenê, você nunca ouviu falar que pra cada ação existe uma reação contrária? (...) Homem só assiste futebol na televisão pra provocar as mulheres. Quando a gente não está por perto eles nem ligam. É uma reação contrária à nossa ação. (Marilda)

    Apesar de morar sozinha, a amizade de Marilda com a família Silva a coloca como parte de seus conflitos, problemas e comemorações. Exemplo disso é a sua participação no jantar oferecido por Agostinho (que, na verdade, recebeu dinheiro emprestado de Nenê para pagá-lo) em comemoração ao Dia das Mães num dos episódios do programa17 .

    Num ambiente em que todos os moradores do bairro sabem das vidas uns dos outros,

    Marilda é uma espécie de catalisador das fofocas do lugar, que freqüentemente atingem o núcleo principal do programa, pois, a maioria das tramas acontece com base em algum “mal entendido”, que desestabiliza o eixo da família.

    Em relação à vida profissional, é a personagem de maior destaque no que se refere à independência financeira da mulher. Dona do principal salão da vizinhança, emprega Bebel e gerencia sozinha o empreendimento. Está associada à realidade feminina atual: trabalha dentro e fora de casa. A autonomia profissional somada ao fato de morar sozinha lhe permite um padrão de consumo voltado para suas preocupações estéticas. A vaidade é revelada pelo seu figurino, sempre composto por roupas extravagantes, com cores fortes e estampas exageradas.

    Seu estabelecimento comercial é um dos locais em que as tramas se desenvolvem. O episódio em que Tuco faz um curso técnico de cabeleireiro e consegue uma vaga no salão de

    Marilda ilustra o destaque deste ambiente em “A Grande Família”. 18 Nesta história, a personagem funciona como peça-chave no desenvolvimento do conflito: é ela quem tem o poder de aceitar ou não o ex-namorado como funcionário.

    17 Episódio intitulado “O Pagodão da Mamãe”, exibido em maio de 2006 18 Episódio intitulado “Tuco, Mãos de Tesoura”, exibido em junho de 2006

    infelicidade amorosa
    Em linhas gerais, a caracterização de Marilda possui ligações com representações femininas tradicionais, no entanto, a personagem está associada principalmente a representações da mulher contemporânea, considerando-se os valores acima citados. Entretanto, tal aproximação com as representações contemporâneas não é avançada a ponto de construir uma personagem independente profissionalmente e realizada afetivamente. Ainda é comum nas narrativas ficcionais televisivas a associação entre mulheres autônomas e

     LL SCCP
  •  46983 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Cadê a fonte disso, o seu filha da puta?

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

     v00d00
  •  4009 posts
  •  

    Avatar do usuário

    vão se foderem achando que eu vou ler problematização de a grande familia

     v00d00
  •  4009 posts
  •  

    Avatar do usuário

    agora só falta postar o de carga pesada
    Editado pela última vez por v00d00 em 05/02/2019, 22:48, em um total de 1 vez.

     v00d00
  •  4009 posts
  •  

    Avatar do usuário

    vao se foderem

     Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    v00d00 escreveu: vão se foderem achando que eu vou ler problematização de a grande familia
    seja sincero

    ce leu cada paragrafo com um sorriso no canto da boca
    v00d00  isso

     Mucamo
  •  29610 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Farofas escreveu:
    LEONARDO SCCP escreveu: Uma delícia
    As vezes vejo o Agostinho dirigindo e ao fundo o preço da gasolina a 1,22, álcool a 0,74.

    Me dá um desespero da porra

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
    no bar do Beiçola tava escrito 2 pastéis + 1 refresco por R$ 1,50

    maldita era Lula onde o dólar custava 1,99
    Compro pastel por 0,75 centavos aqui. Isso em 2018.

     LL SCCP
  •  46983 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mucamo escreveu:
    Farofas escreveu:
    LEONARDO SCCP escreveu: Uma delícia
    As vezes vejo o Agostinho dirigindo e ao fundo o preço da gasolina a 1,22, álcool a 0,74.

    Me dá um desespero da porra

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
    no bar do Beiçola tava escrito 2 pastéis + 1 refresco por R$ 1,50

    maldita era Lula onde o dólar custava 1,99
    Compro pastel por 0,75 centavos aqui. Isso em 2018.
    Mentiroso safado!!!!!!!

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

    Rules, Farofas  isso

     Rules
  •  56725 posts
  •  

    Avatar do usuário

    LEONARDO SCCP escreveu:
    Mucamo escreveu:
    Farofas escreveu:
    LEONARDO SCCP escreveu: Uma delícia
    As vezes vejo o Agostinho dirigindo e ao fundo o preço da gasolina a 1,22, álcool a 0,74.

    Me dá um desespero da porra

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
    no bar do Beiçola tava escrito 2 pastéis + 1 refresco por R$ 1,50

    maldita era Lula onde o dólar custava 1,99
    Compro pastel por 0,75 centavos aqui. Isso em 2018.
    Mentiroso safado!!!!!!!

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
    :lolsuper:

     Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Nem na China existe pastel a 0,75

     Mucamo
  •  29610 posts
  •  

    Avatar do usuário

    LEONARDO SCCP escreveu:
    Mucamo escreveu:
    Farofas escreveu:
    LEONARDO SCCP escreveu: Uma delícia
    As vezes vejo o Agostinho dirigindo e ao fundo o preço da gasolina a 1,22, álcool a 0,74.

    Me dá um desespero da porra

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
    no bar do Beiçola tava escrito 2 pastéis + 1 refresco por R$ 1,50

    maldita era Lula onde o dólar custava 1,99
    Compro pastel por 0,75 centavos aqui. Isso em 2018.
    Mentiroso safado!!!!!!!

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
    Tá aí seu merda


    Tirei há 2 semanas.
    Imagem

     Mucamo
  •  29610 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Farofas escreveu: Nem na China existe pastel a 0,75
    Nem todo mundo mora na bosta do RJ que tudo é inflacinado não.

    Nego quer cobrar mais de 2 reais na praia por um coco

    Mano logo ir a merda esse mando de maloqueiro malandro

     Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Pastel a 0,75 na Ozildes Slagados

    ou eles estão vendendo a preço de custo, ou então ta rolando um reaproveitamento de óleo feroz dentro da cozinha

    enfim tiro meu chapéu pra qm tem coragem pra comer diariamente ai

     Afternoon
  •  5530 posts
  •  

    Avatar do usuário

    > Comer salgado de 75 centavos em 2019
    > Passar dos 45 anos

    pick one

     Mucamo
  •  29610 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Farofas escreveu: Pastel a 0,75 na Ozildes Slagados

    ou eles estão vendendo a preço de custo, ou então ta rolando um reaproveitamento de óleo feroz dentro da cozinha

    enfim tiro meu chapéu pra qm tem coragem pra comer diariamente ai
    Não importa. Você veio com essa papo de merda de que não existe

    E TE MOSTRO MAIS, se eu andar no centro da cidade eu tiro várias fotos de vários lugares a 1 real ou esse preço.

    mimimi óleo ain minha saude não compro salgado a 75 centavos

    mas paga 9 conto por uma coxinha que é feito da mesma merda.

    Sem mais.

    MENSAGENS RECENTES

    baixei na poderosa plus, uma bosta todo ano […]

    https://www.youtube.com/watch?v=-2_fg7fsTew Dudu […]

    Meu save do DLC tá strength puro. Mas acho […]

    https://twitter.com/BundesInsider/status/179187559[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012