Discuta as notícias e acompanhe os campeonatos do bom e velho futebol

 Farofas
  •  195878 posts
  •  

    Avatar do usuário

    ribs escreveu:
    Farofas escreveu:eu to comparando a grandeza dos clubes neste século baseado em critérios técnicos (titulos e rebaixamentos)

    do outro lado o ribs esta comparando baseado em nostalgia, gosto pessoal e tamanho teorico de torcida (lembrando q nenhuma pesquisa de torcida apresenta dados oficiais. são apensas suposições que variam de acordo com as cidades escolhidas para serem alvo da pesquisa)

    acho q nem preciso falar quem esta com a razão
    Mt cômodo fazer apenas o recorte que lhe convém
    cômodo pq?

    de um lado vc tem um clube de 121 anos de vida que viveu 4 anos de crise entre 96 e 99

    do outro vc tem um clube que não ganha nada há 28 anos e outro que não ganha nada há 13 anos, e juntos esses clubes tiveram 7 rebaixamentos num intervalo de 20 anos

     JrDuran Amigo
  •  5747 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Farofas escreveu: Nottingham é bi da UCL e não é grande na Inglaterra


    imagina chamar de grande um clube cujo auge foi a conquista de 3 cariocas com o Garrincha
    Grandeza de um clube não de mede apenas por títulos, e sim também por torcida, influência etc

    Não manjo dos clubes da Inglaterra, mas se esse Nottingham tiver bastante torcida por lá e for influente na mídia assim como é o Botafogo por aqui, pode ser considerado grande sim mesmo sem ganhar algum título importante por anos

    Botafogo é grande, mas não é do tamanho de um Palmeiras, SP, Corinthians, Flamengo e etc

    Existem vários níveis de "grandeza"

     JrDuran Amigo
  •  5747 posts
  •  

    Avatar do usuário

    4718 escreveu: esse seculo são só duas decadas
    é pouco tempo demais pra definir apequenamento definitivo

    os clubes vivem processos de apequenamento, é até normal
    corinthians viveu jejum, começo dos anos 90 e a fila
    palmeiras dois rebaixamentos
    flu foi pra c
    inter nunca viu um titulo nacional tendo real como moeda
    cruzeiro mofou na b
    galo com titulo a cada nascimento de bebe giglamesh

    o que pega é que todos tiveram forças para se levantar e manter seu nome vivo anos depois

    eu fico preocupado com o fogao pq nao ta conseguindo, mas a saf ao menos o fez ser competitivo e nunca se falou tanto no botafogo, vcs querendo ou não
    Basicamente isso aí

    Times grandes a maioria dos conhecidos, com grande torcida e influência na mídia sim, não adianta ficar de mimimi não ganha títulos a X anos hue, fodase, o time é conhecido no país inteiro, tem muita torcida e mídia, isso por si só o faz ser um time grande

    Botafogo, Vasco, flu, Cruzeiro, Galo, Inter, Grêmio, todos sao grandes independente se caíram pra serie C ou não

    Agora se fizerem uma lista dos MAIORES clubes do Brasil, ai sim, esses clubes citados provavelmente estarão no fim da lista

    Eu sou corinthiano, porém tenho ciência que os maiores clubes do Brasil de longe são SP, Flamengo, Santos, Palmeiras e um pouco mais distante Grêmio.

    Obs: Palmeiras muito por conta da era crefisa que está empilhando títulos, caso contrário colocaria eles em pé de igualdade com o Grêmio por exemplo por terem 2 rebaixamentos, mas mesmo assim ambos não deixam de serem grandes

     4718
  •  28079 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Santos é tradicional
    mas nao esta no patamar de palmeiras, sp e flamengo

    santos nos ultimos 50 anos
    2 brasileiros, 1 copa do brasil e uma libertadores

    Isso é basicamente um atletico mineiro

    se o galo nao ta na prateleira 1 dos grandes, pq o santos com esse desempenho em metadde da historia estaria?

     Rlim
  •  41470 posts
  •  

    Avatar do usuário

    4718 escreveu: Santos é tradicional
    mas nao esta no patamar de palmeiras, sp e flamengo

    santos nos ultimos 50 anos
    2 brasileiros, 1 copa do brasil e uma libertadores

    Isso é basicamente um atletico mineiro

    se o galo nao ta na prateleira 1 dos grandes, pq o santos com esse desempenho em metadde da historia estaria?
    Entendo o seu ponto e não acho que o critério esteja errado. Mas o Santos ganhou muita coisa nos anos 60. Por mais que tenha sido uma década de ouro apenas, são 2 Intercontinentais, 2 Libertadores, 6 brasileiros, e muitos títulos menores. Se for parar pra pensar, nem Atlético, nem Botafogo, nem Vasco ou Fluminense tiveram uma década tão iluminada dessa forma, apesar de terem décadas com títulos muito importantes. Pelo menos pra mim isso compensa um pouco essa falta de regularidade histórica nas demais décadas.

    Um outro ponto que eu acho importante no caso do Santos é o fato de não ser um time de uma cidade grande. Ao contrário desses outros times, o Santos vem de uma cidade média, e tem que confrontar 3 dos clubes com mais torcida no país como rivais. Isso apenas engradece demais o clube, pois a dificuldade é absurda.

     4718
  •  28079 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Santos é gigante, ter isso tudo vindo do nada

    O ponto é que nos ultimos 50 anos eles tiveram desempenho internacional de vasco da gama, galo e fluminense

    nacionalmente também do tamanho dos 3

    e tanto internacional quanto nacional estão atras de sp, flamengo, gremio, inter e ate do corinthians (eu nao conto vice e boas campanhas regulares, meu argumento é titulo)

    Portanto em meio seculo de maneira internacional o santos é ligeiramente inferior a:
    inter, cruzeiro, corinthians
    e muito inferior a gremio, palmeiras, flamengo e sp
    exatamente igual a: fluminense, vasco e galo
    superior ao botafogo

    nacionalmente muito inferior spfc, corinthians, gremio, cruzeiro, flamengo e palmeiras e vasco
    semelhante a: fluminense, galo,
    superior a apenas a: inter e botafogo

    Isso num intervalo de tempo consideravel, sao 50 anos de inferioridade grande nacionalmente entre sccp, sep, crf, spfc, cec e gfpa
    e inferioridade internacional muito grande de sp, fla e sep


    50 anos é tempo pra caralho, já pra definir em minha opiniao que se tiver uma mesa de grandes nos ultimos 50 anos em tudo, sentam gremio, flamengo, spfc e sep.

    O que faria o santos ter lugar nessa primeira prateleira?

    É meio seculo ja

     The Lord Returns
  •  5176 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Porra, concordo em tudo com o Celestao nessa questão do Santos.

     leonardo3567
  •  12705 posts
  •  

    Avatar do usuário

    A familia teixeira acabou com o santos apesar dos titulos que ganharam.

    Pergutna pra qualquer um socio que acompanha o time de perto, eles destruiram as financas do clube milhoes de maracutaias.

    Fora a visao muito pequena de nao construir um novo estadio nos arredores, pessima monetizacao dos torcedores etc.

     vilela_09
  •  40726 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Para ser grande ter que ter torcida grande e relevante a nível nacional + ter sempre uma boa média de público nos estádios + história + títulos relevantes + estar sempre na elite do futebol nacional

    Então eu diria que só estariam nesses critérios:

    Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras

    O vasco era dos grandes, só que ultimamente o gigante da colina não é muito fã da elite do futebol nacional, então os times que não cumprem todos os requisitos que eu coloquei, podendos ser considerados times médios são:

    Santos, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio, Internacional e atlético paranaense

    Os demais que não cumprem quase nenhum dos requisitos eu considero pequenos:

    botafogo, bahia, curitiba, vitória, etc...

     4718
  •  28079 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Eu acho gremio nacional pra caramba
    dficilmente passo meses sem ver alguem com camisa do gremio e vasco

    os daqui e flamengo eu vejo todo santo dia

     JrDuran Amigo
  •  5747 posts
  •  

    Avatar do usuário

    4718 escreveu: Santos é gigante, ter isso tudo vindo do nada

    O ponto é que nos ultimos 50 anos eles tiveram desempenho internacional de vasco da gama, galo e fluminense

    nacionalmente também do tamanho dos 3

    e tanto internacional quanto nacional estão atras de sp, flamengo, gremio, inter e ate do corinthians (eu nao conto vice e boas campanhas regulares, meu argumento é titulo)

    Portanto em meio seculo de maneira internacional o santos é ligeiramente inferior a:
    inter, cruzeiro, corinthians
    e muito inferior a gremio, palmeiras, flamengo e sp
    exatamente igual a: fluminense, vasco e galo
    superior ao botafogo

    nacionalmente muito inferior spfc, corinthians, gremio, cruzeiro, flamengo e palmeiras e vasco
    semelhante a: fluminense, galo,
    superior a apenas a: inter e botafogo

    Isso num intervalo de tempo consideravel, sao 50 anos de inferioridade grande nacionalmente entre sccp, sep, crf, spfc, cec e gfpa
    e inferioridade internacional muito grande de sp, fla e sep


    50 anos é tempo pra caralho, já pra definir em minha opiniao que se tiver uma mesa de grandes nos ultimos 50 anos em tudo, sentam gremio, flamengo, spfc e sep.

    O que faria o santos ter lugar nessa primeira prateleira?

    É meio seculo ja
    Eu concordo um pouco com isso também, eu coloco o Santos por ele até alguns meses atrás nunca ter sido rebaixado + o combo de títulos mesmo, porque a torcida não é tão grande como as dos demais, e a mídia é muito inferior

    Como teve esse rebaixamento recente, concordo com você que ele não deveria estar entre os maiores ali em um possível top5

     leonardo3567
  •  12705 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Gremio pega uma boa parte do sul de SC, o @Salieripode confirmar melhor mas quando fui praqueles lado vi bastante gente com camisa do gremio e flamengo
    Editado pela última vez por leonardo3567 em 02/03/2024, 15:35, em um total de 1 vez.

     Excel Rose
  •  27466 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Só meu vascão parece não conseguir achar forças pra se reerguer, é triste. Simpatizo com o clube, provavelmente torceria pra ele se tivesse sofrido a maldição de nascer e crescer no RJ.

    Pior que pareceu que tinha aprendido com a queda ali por 2011 e 12, quando teve cdb, vice brasileiro e campanha honesta na libertadores, mas num deu.

     JrDuran Amigo
  •  5747 posts
  •  

    Avatar do usuário

    vilela_09 escreveu: Para ser grande ter que ter torcida grande e relevante a nível nacional + ter sempre uma boa média de público nos estádios + história + títulos relevantes + estar sempre na elite do futebol nacional

    Então eu diria que só estariam nesses critérios:

    Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras

    O vasco era dos grandes, só que ultimamente o gigante da colina não é muito fã da elite do futebol nacional, então os times que não cumprem todos os requisitos que eu coloquei, podendos ser considerados times médios são:

    Santos, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio, Internacional e atlético paranaense

    Os demais que não cumprem quase nenhum dos requisitos eu considero pequenos:

    botafogo, bahia, curitiba, vitória, etc...
    Vitória e bahia sao gigantescos no nordeste, Curitiba é muito grande no sul, botafogo é grande no RJ

    Não dá pra chamar de time pequenos times iguais esses, time pequeno é portuguesa, Criciúma, bragantino e derivados

    No máximo são Médios ou Médios-Grandes, não chegam a ser tão grandes como os da elite porém não podem ser considerados pequenos tbm

     JrDuran Amigo
  •  5747 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Faria um top20 +- dessa maneira

    1 - São Paulo
    2 - Flamengo
    3 - Palmeiras (nego pode focar de mimimi não tem mundial 2x rebaixamentos etc, mas não dá pra negar a quantidade de brasileiros e outros títulos que eles estão conquistando nos últimos anos, e sempre foram relevantes na maioria das décadas desde que o futebol surgiu)
    4 - Corinthians (colocaria o Santos aqui, mas como teve o rebaixamento + o combo de tamanho de torcida e mídia, caiu uma posição)
    5 - Santos
    6 - Grêmio
    7 - Internacional
    8 - Fluminense
    9 - Cruzeiro
    10 - Atlético Mineiro
    11 - Vasco (anos sem ganhar algo importante, porém tem uma torcida gigante e uma mídia muito forte, é reconhecido nacionalmente e internacionalmente fácil, em qualquer posicao abaixo do inter ele encaixaria bem)
    12 - Botafogo
    13 - Atlético PR (muitos títulos importantes recentes, gestão boa etc, porém não tem uma torcida tão grande nem a mesma mídia que os acima, talvez encaixaria acima do Botafogo apenas)
    14 - Bahia
    15 - Vitória
    16 - Fortaleza
    17 - Sport
    18 - Goiás
    19 - Curitiba
    20 - Ceará


    Posso ter esquecido de algum, mas é +- o que eu penso aí

     JrDuran Amigo
  •  5747 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Talvez trocaria a posição do Santos pelo Grêmio, Grêmio teve aqueles 3x rebaixamentos mas é gigante e muito tradicional, torcida imensa e relevância nacional forte, muito mais forte que o Santos

    Pro Santos pesa mais os títulos de fato conquistados e os mundiais, mas não basta apenas isso para medir a grandeza de um clube, tudo isso + o recente rebaixamento poderia baixar ele algumas posições ali e saindo do top5

    Mas o fato do Grêmio ter sido rebaixado 3x também pesa e muito, então mantive o Santos acima ainda

     Fr0zen
  •  2039 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Acho difícil de colocar o Cruzeiro abaixo do Fluminense. Esse é um exemplo de como as vezes a nossa memória é curta e acabamos vivendo demais do momento.

    O Cruzeiro sempre foi forte e consistente, em quase todas as décadas, na epoca do Pelé, nos anos 80, principalmente 90, anos 2000 com aquele time de 2003 e ainda na década passada conquistando o bicampeonato brasileiro. Por causa de uma desgraça que aconteceu no clube recentemente, já não é mais visto com a mesma grandeza. Coisa que também já aconteceu com o Fluminense, e diferente do Cruzeiro não subiu com as próprias pernas.

    Gremio, Inter e Cruzeiro estão na mesma prateleira, essa que o Fluminense aos poucos vai tentando chegar.

     vilela_09
  •  40726 posts
  •  

    Avatar do usuário

    JrDuran Amigo escreveu:
    vilela_09 escreveu: Para ser grande ter que ter torcida grande e relevante a nível nacional + ter sempre uma boa média de público nos estádios + história + títulos relevantes + estar sempre na elite do futebol nacional

    Então eu diria que só estariam nesses critérios:

    Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras

    O vasco era dos grandes, só que ultimamente o gigante da colina não é muito fã da elite do futebol nacional, então os times que não cumprem todos os requisitos que eu coloquei, podendos ser considerados times médios são:

    Santos, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio, Internacional e atlético paranaense

    Os demais que não cumprem quase nenhum dos requisitos eu considero pequenos:

    botafogo, bahia, curitiba, vitória, etc...
    Vitória e bahia sao gigantescos no nordeste, Curitiba é muito grande no sul, botafogo é grande no RJ

    Não dá pra chamar de time pequenos times iguais esses, time pequeno é portuguesa, Criciúma, bragantino e derivados

    No máximo são Médios ou Médios-Grandes, não chegam a ser tão grandes como os da elite porém não podem ser considerados pequenos tbm
    é que no meu critério falta para o citados terem relevância a nível nacional, títulos e estarem sempre na elite do futebol nacional, então se quiser pode considerar médio, porém acho que muito abaixo dos demais citados

     JrDuran Amigo
  •  5747 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Fr0zen escreveu: Acho difícil de colocar o Cruzeiro abaixo do Fluminense. Esse é um exemplo de como as vezes a nossa memória é curta e acabamos vivendo demais do momento.

    O Cruzeiro sempre foi forte e consistente, em quase todas as décadas, na epoca do Pelé, nos anos 80, principalmente 90, anos 2000 com aquele time de 2003 e ainda na década passada conquistando o bicampeonato brasileiro. Por causa de uma desgraça que aconteceu no clube recentemente, já não é mais visto com a mesma grandeza. Coisa que também já aconteceu com o Fluminense, e diferente do Cruzeiro não subiu com as próprias pernas.

    Gremio, Inter e Cruzeiro estão na mesma prateleira, essa que o Fluminense aos poucos vai tentando chegar.
    Concordo, zeiro teve essa desgraça de ficar anos na B mas de fato antes disse era muito forte e respeitável

    Acima do Fluminense de fato, ficando abaixo apenas dos grandes de SP, RJ e RS

     Tato
  •  6516 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Santos com o rebaixamento realmente cai posições, a gestão Rueda foi devastadora e talvez o pior presidente no assunto futebol, pois não tinha conhecimento nenhum, mas é resultado de gestões anteriores também péssimas. Ainda assim fica num top 5 pela história, títulos e também pela constância no Brasileiro de pontos corridos que tem

    Corinthians e Grêmio a depender do critério que possam usar, alternam posições. Corinthians tem mais torcida, mídia e apelo nacionalmente, porém tem só uma Libertadores e poucos títulos continentais. Grêmio também tem uma torcida grande porém não nacionalmente, fama de copeiro, campanhas regulares pra cima, tradição muito maior que o Corinthians em competições continentais, porém pesa somente dois Brasileiros e 3 rebaixamentos

    Cruzeiro fica abaixo deles, mas acima do Internacional, por ter muito mais constância em títulos, Cruzeiro teve bons times nos anos 60, 70, 90, 00 e meados de 10, Inter basicamente é 70 e 00. Vasco e Fluminense também são outros dois clubes que a depender do critério, alternam as posições. Vasco até 20 anos atrás era top 5, mas rebaixamentos e faltas de títulos colocam mais abaixo chegando a ficar na mesma prateleira que o Fluminense, que há 20 anos atrás tinha somente dois títulos de expressão. O Atlético-MG também dá pra colocar junto com Vasco e Fluminense

    Botafogo é de longe o menor dos 12, talvez agora com a SAF mude alguma coisa, mas sem exagero dá pra colocar o Athletico-PR acima, ou quem prefere ser mais conservador, na mesma prateleira

    Já o Bahia é maior entre Coritiba, Sport, Guarani, Vitória, etc

    MENSAGENS RECENTES

    QUAIS SÉRIES VOCÊS ESTÃO ASSISTINDO?

    Outer Range S02 ja começa cheio de elemen[…]

    Que jogo bizarro. Wilton simplesmente pés[…]

    Pra hellbladeser injogavel primeiramente teriamos […]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012